sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FILME 1 : tópicos de debate para "one Week", B. Keaton

One Week, 1920
Buster Keaton & Edward Cline
apresentado por Isabel Baraona

Buster Keaton é, por muitas e variadas razões, uma referência incontornável na história do cinema todavia, esta breve introdução é um comentário muito pessoal sobre as razões que me levam a apresentá-lo no ciclo de cinema e debate. Keaton é um excelente actor e desempenha o papel de um personagem pelo qual facilmente sentimos uma forte empatia. Começo por destacar apenas duas características:

1. persistência e sobrevivência :Buster Keaton interpreta, regra geral, um personagem com poucos recursos económicos que aspira a uma vida melhor, por si e pela sua amada. Keaton é cândido e parece intimidado pelas pessoas ou circunstâncias. E por isso, sofre com a dificuldade em encontrar e afirmar o seu lugar num mundo cheio de surpresas e por vezes, também confuso e conflituoso. Embora aparente ser fisicamente frágil é extraordinariamente resistente e revela-se muito mais hábil do que inicialmente supomos.
2. capacidade de inventar: Aliada a esse instinto de sobrevivência e talvez devido a ele, Keaton mostra ter uma capacidade quase inesgotável de inventar soluções e mecanismos, fabricando um grande número de objectos que o auxiliam a desenvencilhar-se de embaraços. Apesar do absurdo das situações em que se vê envolvido é atento e astuto, encontrando soluções inesperadas para ultrapassar dificuldades.

É difícil escolher (apenas) um filme mas proponho apresentar One week. Como o título indica, a acção desenvolve-se no período de uma semana, durante a qual Keaton constrói e inaugura a sua nova casa pré-fabricada. Uma folha de calendário a ser arrancada é o mote de cada sequência de acção. Este é um filme que prima pelo detalhe, destaco apenas um exemplo, retirado da sequência iniciada após a indicação”5ªfeira”: notem quão elegante é a filmagem feita na casa de banho, uma mão cobre com pudor o olhar (o nosso olhar) para que a personagem feminina possa apanhar o sabonete que deixou cair.
Um último comentário para os que acham que filmes a preto e branco, de 1920 são anacrónicos. Estejam verdadeiramente atentos à cultura popular – e vejam a MTV[1] para compreender a herança e a modernidade destes primeiros cineastas.

[1]Os cenários do vídeo produzido para divulgação de Otherside, música de RedHotChili Peppers (álbumCalifornication, 1999) são decalcados de The Cabinet of Dr. Caligari, filme expressionista alemão dirigido por R. Wiene em 1920. Outro exemplo: os cenários do vídeo produzido para a divulgação de Tonight, Tonight música de Smashing Pumpkins (álbum Mellon Collie and the Infinite Sadness, 1996) são claramente uma reinterpretação de Viagem à Lua, célebre filme de Georges Méliès, estreado em 1902