domingo, 20 de setembro de 2009

PAR Nº2 - COLABORADORES

Célia Ferreira é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1992) e Mestre em História de Arte pela Universidade Lusíada (2001). É docente do ensino superior desde 1992. Lecciona Teoria da Comunicação, Comunicação Visual e Semiótica na ESAD.CR, para onde entrou em 1998. Actualmente, prepara o seu doutoramento em “Artes Visuais e Intermédia” na Universidade Politécnica de Valência.

Fernando Poeiras é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa (1993), onde prepara o seu doutoramento em Ciências da Comunicação em Cultura Contemporânea. Fez diversas formações/cursos na área do marketing, do design, das artes plásticas, da comunicação e da publicidade. É docente na ESAD.CR desde 2000, leccionando nos Cursos de Artes Plásticas e Design. Tem diversas publicações em revistas especializadas e de divulgação nas áreas da Comunicação, da Arte e do Design. Vários estudos seus nestas áreas foram tornados públicos através de conferências no Ar.Co, no CCB e na Gulbenkian.

Guilherme Mendonça é encenador, dramaturgo e actor, tendo iniciado a sua carreira ligada ao teatro no Curso de Actores do Instituto Franco-Português. Em 1997, estuda Stage Management na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, cidade onde faz também um Master in Text and Performance Studies. Publicou poesia (Istmo), teatro (Tristes Trópicos) e tradução (O Espelho Atormentado). Fundou a companhia de teatro ‘Dramascópio’, ligada ao desenvolvimento e disseminação de processos de criação dramatúrgica, com actividades agendadas para 2009. Prepara o doutoramento na Brunel University (Londres) com uma tese em dramaturgia aplicada. Foi docente da ESAD.CR de 2004 a 2007.

João B. Serra é licenciado em História e recentemente nomeado Professor Coordenador da ESAD.CR (2008), onde lecciona as cadeiras de Património Cultural e Cidades Criativas. Pertenceu à 1ª Comissão Instaladora da ESAD.CR, em 1989/1991. É membro do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e membro da Comissão Organizadora para as Comemorações da Fundação da República. É autor de inúmeros estudos sobre temas de história política portuguesa do século XX e de história local e regional publicados em revistas, catálogos e diversas obras colectivas. Actualmente, prepara um livro sobre a vida e obra de José Relvas.

Margarida Tavares é licenciada em Teatro variante Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Texto Dramático Europeu pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e uma pós-graduação em Teatro e Educação pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Trabalhou durante dez anos na área de Expressão Dramática e iniciou a docência na ESAD.CR no ano lectivo de 2002/2003 nos cursos de ‘Animação Cultural’ e ‘Teatro’. Actualmente, prepara o seu doutoramento em Teoria, História e Prática do Teatro, na Universidade de Alcalá de Henares, com uma tese sobre “A voz no teatro em Portugal no séc. XX”.

Maria Madalena Gonçalves é licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Universidade de Londres (King’s College, 1996). Foi assistente na Faculdade de Letras de Lisboa de 1974 a 1988, e leitora nos Departamentos de Língua e Cultura Portuguesa nas Universidades de Londres (de 1988 a 1996), Oxford (de 1996 a 2001) e Manchester (em 2001). Entrou na ESAD.CR em 2002. Actualmente, lecciona nos cursos de ‘Teatro’, ‘Som e Imagem’ e ‘Design Gráfico e Multimédia’. Tem diversas publicações (em livro e revistas) na área da narrativa, da poesia e do documentário.

Nuno Lisboa é licenciado em Ciências da Comunicação (1998) pela Universidade Nova de Lisboa. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade prepara o doutoramento na área da sua licenciatura, com especialização em cinema. É bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tem trabalhos em realização. É programador do Seminário Internacional de Cinema Documental Doc's Kingdom desde 2006. Foi professor na ESAD.CR entre 2001 e 2006.

Paulo Martins é licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pela Universidade Nova de Lisboa, respectivamente. Prepara o seu doutoramento no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), sobre o cinema documentário e os filmes industriais em Portugal. Autor de vários romances, faz crítica cinematográfica temática sobre os filmes e o mundo empresarial/social, em publicações ligadas à Economia e Gestão, e sobre as artes em geral, na imprensa generalista. Na ESAD.CR, onde é professor no curso de ‘Som e Imagem’ desde 2005, lecciona as disciplinas de Guião e de Gestão e Produção Audiovisual e, mais recentemente, de Semiótica. É orientador de estágios na área do audiovisual.

Philip Cabau é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1987). É autor de diversos projectos e obras de arquitectura, cenografia, desenho de exposições e mobiliário. Leccionou no Ar.Co entre 1994 e 2001. Professor no Curso de Artes Plásticas da ESAD.CR desde 2000, coordenou o Departamento de Artes Plásticas e foi Subdirector entre 2004 e 2007. Actualmente, prepara um doutoramento sobre Dispositivos Pedagógicos do Desenho nas Artes Plásticas. É investigador do CRIA (FCSH/UNL e ISCTE). Apresentou diversas comunicações em Congressos , em Portugal e no estrangeiro.

Rodrigo Silva é licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1998) com uma tese sobre o pensamento da história em Walter Benjamin, e doutorado em Comunicação e Cultura pela mesma Universidade (2007) com uma tese sobre O pensamento do “espaço” na filosofia contemporânea francesa. Docente na ESAD.CR desde 1998, lecciona actualmente as disciplinas de “Crítica e Teoria da Arte”, “Estudos de Cultura Contemporânea”, “Estudos de Estética” e “Escritos de Artistas”. Investigador no campo da Estética e da Filosofia Contemporânea, publicou artigos nestas áreas.