dia 21-4-2010
ESAD.CR, auditório E.P.1
ESAD.CR, auditório E.P.1
MANHÃ - 09:00-09:30h.
Fernando Galrito, “O corpo e a imagem em movimento”
Quando animação e corpo se encontram, as transgressões operadas remetem o movimento para um patamar de superação e transgressão criativa. O performer é o movimento e o animador, o performer.
Quando animação e corpo se encontram, as transgressões operadas remetem o movimento para um patamar de superação e transgressão criativa. O performer é o movimento e o animador, o performer.
10:00-10:30h.
Leonor Areal, “O que é uma imagem?”
Definição e paradoxos dos vários tipos de imagens: visuais, literárias, mentais, pictóricas, fotográficas, cinematográficas, mnemónicas, sonoras, teatrais e outras.
11:00-11:30h.
Samuel Rama, “A paisagem no campo do escultórico através da fotografia”
Pretende traçar-se um percurso meditativo através de algumas obras de artistas/escultores que usaram a fotografia para pensar o seu processo escultórico desde Brancusi, passando por Robert Smithson, Richard Long, Tacita Dean e Alberto Carneiro.
TARDE - 14:00-14:30h.
Ana Sacramento, “As vozes do performer”
A caracterização vocal da personagem é construída a partir de manipulação da configuração do tracto vocal. O processo permite ao performer versatilidade e segurança na performance vocal.
15:00-15:30h.
Fernando Poeiras, “O cromatismo quotidiano”
Nesta aula investigam-se algumas questões sobre a experiência da cor no espaço quotidiano, distinguindo-o de outros usos da cor, nomeadamente na arte. A aula aprofundará alguns conceitos em torno dos artifícios da cor, desenvolvendo, assim, em determinados aspectos, a análise deleuziana da cor.
16:00-16:30
Rodrigo Silva, “Elegia para o comum (comunidade e identidade)”
A arte sempre esteve ligada à criação de um "comum" que expressa uma condição partilhada e a abertura a "nós" vindouro ou anterior (imemorial). O que resta do comum que não fique refém das representações de um comunitarismo identitário e violento?