sexta-feira, 16 de outubro de 2009

2ª SESSÃO - A Costa dos Murmúrios

Realização: Margarida Cardoso
Ano: 2004
Duração: 115 min.

Exibido a 15 de Novembro de 2007


Convidada: Margarida Cardoso
Debate conduzido por Maria Madalena Gonçalves
Tema do debate : ADAPTAÇÃO: DO LIVRO AO FILME


- Um livro é um livro e um filme é um filme. Cada um vale por si. Partindo desta evidência, gostaria de começar por perguntar o que é que a realizadora Margarida Cardoso viu no livro da escritora Lídia Jorge capaz de ser transposto para o ecrã? Em seguida, gostava que nos dissesse o que é que excluiu deliberadamente do livro e reteve para núcleo duro do seu texto fílmico.
- Tendo sido sensível à tentativa de conciliação entre memória e realidade (que me parece ser uma questão crucial a respeito da guerra colonial presente tanto no livro como no filme), pergunto-lhe se tecnicamente resolveu esta questão servindo-se da narração off de Evita Lobo.
- Haverá, certamente, das várias cenas filmadas uma que lhe diz mais do que as outras. Qual e porquê?
– Proponho que nos concentremos na cena do tiro às aves (a cena dos flamingos). Uma vez que muitos dos estudantes aqui presentes estudam “som e imagem”, aproveitava a ocasião para lhe pedir que nos falasse dos códigos da mise-en-scène utilizados na filmagem desta cena: iluminação, enquadramento, disposição dos actores, movimento da câmara, etc… Como utilizou o texto de Lídia Jorge neste particular?
– Uma última questão que lanço para o debate. Há quem diga que A Costa dos Murmúrios apresenta algumas afinidades com Os Verdes Anos[1] e Hiroshima, mon amour[2].



[1] Os Verdes Anos, realizador Paulo Rocha, estreado em 1963.
[2] Hiroshima, mon amour, realizador Alain Resnais, estreado em 1959.