sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SESSÃO ABERTA DA ESCOLHA DOS ALUNOS - Good bye, Lenin!

11ª sessão - “Good Bye, Lenin!”

Realização: Wolfgang Becker
Ano: 2003
Duração: 118 min.

Exibido a 17 de Dezembro de 2007


Dentre uma lista de filmes propostos pelos alunos, foram seleccionados “para a final” Tuvalu, de Veit Helmer (1999) e Good bye, Lenin!, de Wolfgang Becker (2003). Por votação geral, foi escolhido o filme de W. Becker.

Nesta sessão não houve moderador. Os estudantes pediram que, desta vez, o debate decorresse sem tema fixo e sem ninguém a conduzi-lo para que as intervenções dos participantes pudessem ser feitas da forma mais livre possível, ao sabor do imprevisto e da espontaneidade.
Respeitando a vontade manifestada, os Cadernos PAR limitam-se a assinalar aqui o evento de maneira breve. O PAR aceitou, com agrado, a sugestão dos estudantes por ela corresponder inteiramente ao espírito da actividade, tanto no que diz respeito à liberdade de escolhas e independência de critérios, como à estreita e boa colaboração entre os estudantes e a equipa do PAR em matéria de acções culturais conjuntas.
Cabe talvez aqui uma nota referente ao êxito de todo o Ciclo, amplamente reconhecido pelos estudantes da ESAD.CR e demais participantes da Escola e público em geral. Todos os que tiveram oportunidade de assistir às sessões foram unânimes em reconhecer o interesse da iniciativa, pedindo “mais!”, já para o semestre seguinte.
Face ao êxito obtido, o PAR decidiu tornar este evento uma actividade regular da sua programação anual, pelo que o 1º semestre de cada ano lectivo será preenchido por um Ciclo de Cinema e Debate subordinado a um tema específico.

Podemos anunciar desde já o próximo Ciclo de Cinema e Debate na ESAD.CR, que será dedicado a 10 décadas de cinema - dos anos 10 a 2000. Fica assim a promessa do regresso e o apetite para “muito mais!”.